Friday, May 6, 2011

Blood, sweat and luxuries

Blood, Sweat and Luxuries (Pic:BBC)
Sangue, suor e luxo!
7  jovens, ingleses e consumistas( esta faltando uma menina na foto) trocam  seu cotidiano de luxo com um vida simples em  lugares bem pobres da Africa e Asia onde vao trabalhar em minas, fabricas e ate reciclando lixo para saber como  e quanto custa para seus  " luxos" serem produzidos.


Vou dizer que me diverti vendo as" patricinhas" e "playboyzinhos" pegando pesado.
Tinha horas que eu queria dar um tapa no tal do Oscar, o mais arrogante dos sete.
Feio? Pode ser. Mas pelo menos eu nao escondo.
E vou dizer mais... eu podia ser uma delas.
Imaginei ate algumas "blogueiras" brasileiras la.
Esse reality - documentario foi  um tapa na minha cara.
Acorda Nadia! Estava-ou(ops) vivendo muito um momento Beck Bloom .

Me deu saudade da menina que fazia Letras  na UFRJ e que apesar de ser vaidosa e gostar de moda, nunca ligou se o batom era mac, se a bolsa era Louis Vuitton, se o sapato era valentino ou menos se era copia de todas esses designers maravilhosos. Se o computador era um Mac ou se um celular era o mais novo lancamento. Ou se eu tinha um "I" antes de qualquer aparelinho eletronico.

Mas nos vivemos num mundo capitalista....eh dificil nao se deixar levar.
As vezes, acho que minha mudanca pra Australia ate ajudou dispertar essa Beck Bloom consumista dentro de mim. Por ser mais facil ter um emprego legal  e ser paga descentemente pra o tal, me deixou mais consumista.
E o fato de nao ver a realidade,a miseria de frente como eu via no Rio( a cada esquina tem alguem morrendo de fome, pedindo dinheiro e as favelas la no alto do morro,  me deixou ate alienada.
Querer estar sempre "atualizada" eh um vicio.
E pior, por mais que a  gente goste de uma "sale", uma promocao, o que a gente quer mesmo eh parecer "rica".
 Eu via isso quando trabalhava numa loja "bambambam" daqui. As minhas clientes queriam se sentir "expensive".
Nao vou bancar a hipocrita e falar que vou parar de comprar minhas "futilidades", parar de apreciar um bom vinho, uma boa comida, uma roupa com um corte impecavel e virar uma "hippie", morar numa cabana. Mas vou me questionar mais o porque eu preciso "daquilo", porque eh necessario pra mim?
Ser uma "consumista" mais controlada e responsavel. Pelo menos vou tentar ;)

 Deixo aqui as palavras sabias do Paramanhansa Yogananda:

Felicidade
Buscarei diariamente a felicidade cada vez mais dentro da minha mente e cada vez menos nos prazeres materias.


 Happiness
 Daily I will seek happiness more and more within my mind, and less and less through material pleasures.
 Paramahansa Yogananda











1 comment:

querou aquino said...

nads! bem-vinda ao time das que são mudadas pelos documentários de moda da BBC!!! hahahahahahaha!

já vinha a um tempo querendo falar sobre o "blood, sweat and t-shirts" (o primeiro da série) no blog mas sem vídeos pro pessoal ver fica difícil... não sei se já passou no brasil - o GNT sempre compra esses documentários, mas como são muitos, sabe-se lá se já passaram, né? - e acho que pras pessoas entenderem mais o que eu tô falando tem que ter um videozinho pra exemplificar.

e, infelizmente, ainda não achei um legal na net. vou ver se algum dia consigo pegar ele passando na tv e gravá-lo.

acho tão legal que você tenha se emocionado... é brabo mesmo, eu sempre bato na mesma tecla (acho até chato ser essa pessoa repetitiva, mas fazer o que!) que tudo o que a gente consome vem por métodos não muito recomendáveis... é impossível querer ser perfeito mas só o fato de ser um pouquinho consciente e questionar certas práticas ajuda.

bem-vinda ao time! pode ter certeza que uma vez que você olha com esses olhos, não vai parar mais. não vai deixar de consumir e virar hippie não (acho isso imposível - hahahaahah!) mas vai te freiar em muitos impulse buys por aí. :)

beijos,
carol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...