Saturday, January 15, 2011

EnchentesX Floods

Adiei varias vezes esse post.
Como falar das enchentes, daqui, Queensland, Australia, e de la, Rio de janeiro, Brasil.
Fiquei receosa na hora de fazer as comparacoes. Estou Bastante desapontada com o Brasil. Principalmente com aqueles que tem o conhecimento e poder de evitar, precaver certas coisas.
Por nao querer ser injusta eu resolvi me informar mais e dar um google para ter nocao do que realmente esta acontecendo no estado que eu morei por anos e amo tanto.

Entao, eu nao estou em Queensland, em Brisbane. Moro em Perth, do lado Oeste e nao corro o risco de uma enchente mas por outro lado, aqui eh tao seco e quente que o perigo sao as queimadas.
Minha visao como uma estrangeira,( sou gringa aqui) foi de ...... respeito, admiracao e ate uma invejinha (branca ta) dos autralianos.
Estou deslumbrada ate agora com a reacao da populacao. Nao houve panico, histeria.
Aqueles que perderam tudo, choraram, mas vi uma vontade, uma forca de reconstruir tudo e ajudar os outros.
Alguns podem falar : " Ah , eles sao frios nao mostram sentimentos."
Discordo em genero, numero e grau.
Nao, isso nao se chama frieza. O nome pra isso eh ser civilizado.
Vi cenas chocantes na tv . Especialmente na cidade de Toowoomba, onde a populacaoo foi pega de surpresa pelo " tsunami", lavando tudo o que estava pela frente.

Me surpreendi com a midia daqui. Nao foi nada sensacionalista. Sempre ajudando os moradores. Informando o que deviram fazer. Sem causar panico. As novas midias ajudaram muito tambem. Ja que muitas regioes sem acesso a energia por causa das chuvas, recebiam informacao atraves do twitter e facebook ( celulares com internet).

Fiquei admirada com o planejamento deles. Depois do triste episodio em Toowoomba. Os politicos, geologos,metereologistas e afins se reuniram e so sairam de la com estrategia de como lidar com a situacao o mais rapido possivel evitando mais destruicao.
Brisbane, que estava na area de risco foi acionada. Moradores dos bairros de riscos tiveram tempo ( pouco, mas tiveram) pra salvar o que podiam e irem para os alojamentos.
Fiquei de boca aberta com a organizacao dos alojamentos. E a te uma equipe de psicologos para ajudar as pessoas passarem por esse trauma.
Agora que as aguas abaixaram comecou a limpeza.
Outra vez fiquei de queixo caido com os autralianos.
Todo mundo se ajudando rico, pobre. Muitos voluntarios. Todos com luvas e botas e maos na lama.
Sem preguica pra reconstruir o lugar que eles tanto amam. Tudo muito rapido. O rio abaixou e o povo ja estava na rua limpando... Ninguem ficou chorando pelo leite derramado.
Essa eh uma das atitudes que eu mais gosto nos australianos. Nada de preguica ;)
Os artistas tambem foram la e ajudaram... nao so com dinheiro mas colocando a mao na massa mesmo.
Os tenistas ( ta rolando um super campeonato de tenis aqui) famosos, Nadal, Federer e outras estrelas vao fazer um jogo especial em Melbourne pra ajudar as vitimas das enchentes.

Porque que o tal do fashion rio nao se sensibilizou e organizou algo pra arrecadar roupas, alimentos , $$$??
Se aconteceu, nao foi publicado. E antecipo minhas desculpas entao.

Dai eu me pergunto : Porque no Rio de janeiro morreram mais de 500 pessoas e aqui so 15(aproximadamente)?
Se a chuva aqui foi duas vezes maior que a de la. Porque?

A falta de planejamento e a vontade de querer "fazer" e evitar uma tragedia resultou na morte de 500 pessoas aproximadamente.
Me da vergonha de ser brasileira nessas horas viu.
BOm, o estrago ja esta feito mas cade os voluntarios??? Cade as pessoas ajudando???
Vamos se mexer galera!!! Ficar em casa so assistindo e metendo o pau nao eh ajudar.
Nao precisa ir la mas olha vamos doar tudo o que eh possivel.;) ja vi varios blogs passando o local pra fazer doacao... entao nao eh dificil... nao vai fazer sua mao cair :)
O blog fofo trendytwins mostrou como faz ;)
Vou dizer que aqui, rico e pobre.. tava todo mundo lavando o chao sujo e retirando os entulhos.
Outra coisa que eu li a respeito dos saques. Aqui tambem aconteceu. Porque gente mal carater existe em todo lugar. Porem so aconteceram 3 e os 3 foram pegos pela policia que ja prevendo algo assim , estava vigiando todos os locais.
Fica a dica pra policia da regiao serrana ;)

Dai eu me pergunto de novo: Pq o senhor engenheiro do Coppe UFRJ, Tao inteligente... tem a informacao e nao usa isso? Oi Dilma, vamos investir na defesa civil!!!
Na boa, eu nao conseguiria colocar a cabeca no meu travesseiro , sabendo que eu tenho nao so a informacao mas acesso as pessoas que poderiam evitar a morte de 500 pessoas.

Aqui na Australia, informacao, um plano de ataque, inteligencia fez a diferenca!!!

Ai, galera do Brasil, politicos e afins : Vem fazer um estagio aqui. Garanto que o governo da Australia estaria muito feliz de ensinar "como faz" pra voces ;)

Acorda Brasil!!!!!
Organizacao, prevencao, planejamento faz toda a diferenca!

Fila dos voluntarios em Queensland!!! Lindo!!! Vamos copiar cariocas ;)
queensland flood volunteers









No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...